Equivalência e bioequivalência

Até que cheguem às prateleiras das farmácias, todos os remédios têm de passar, obrigatoriamente, por uma série de ensaios que comprovem sua qualidade, como determina a Política Nacional de Medicamentos. Na Fiocruz, existe um laboratório que oferece alguns desses testes, tanto para a indústria pública quanto para a privada. O Serviço de Equivalência e Farmacocinética (Sefar) faz análises de equivalência farmacêutica e de bioequivalência.

Os estudos de equivalência farmacêutica contemplam análises comparativas de controle de qualidade entre dois medicamentos — teste e referência — com o mesmo princípio ativo e dose. Já o estudo de bioequivalência é a etapa posterior, onde esses mesmos medicamentos são administrados em voluntários sadios para avaliação da segurança e eficácia dos mesmos.

“ O Serviço de Equivalência e Farmacocinética (Sefar) faz análises de equivalência farmacêutica e de bioequivalência.”

Além disso, o Sefar atua em diversos projetos de pesquisa da Fiocruz e de outros institutos, em busca de novos tratamentos, sobretudo para doenças negligenciadas. São investigações para o desenvolvimento de novas moléculas candidatas a fármacos e de outras associações.

MEDICAMENTOS GENÉRICOS, SIMILARES, BIOEQUIVALÊNCIA, EQUIVALÊNCIA